Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

A atuação do 3º CGEO data da Segunda Grande Guerra.

O Serviço Geográfico do Exército (SGEx) executou durante a 2ª Guerra Mundial, precisamente de 1941 a 1945, o levantamento de parte do litoral nordestino (de Pernambuco ao Ceará, incluindo o arquipélogo de Fernando de Noronha), mediante a necessidade de operações de guerra que iriam se desenvolver naquela região.

Para tal, foi organizado, em meados de 1941, o Destacamento Especial do Nordeste (DEN), chefiado pelo Ten Cel Djalma Polly Coelho, contando com um número superior a trinta oficiais engenheiros e sargentos topógrafos.

O Serviço Geográfico mobilizou o curso de geodésia da Escola Técnica do Exército (atualmente Instituto Militar de Engenharia, IME), convocando seus oficiais e alunos, juntos com os da 1ª DL, para inclusão no Destacamento, assim como, 06 (seis) primeiros-tenentes da reserva e engenheiros civis possuidores do curso complementar da Escola de Engenheiros Geógrafos Militares.

Em 1945, o DEN concluía a impressão das folhas topográficas provisórias do litoral nordestino e o lançamento de uma triangulação de precisão elevada, capaz de assegurar o apoio geodésico na grande extensão Norte-Sul da área de levantamento e o Destacamento então, seria extinto.

Na data de 16 de julho 1958, foi criada a Comissão Especial de Levantamento do Nordeste (CELNE), com a missão de executar as tarefas de campo, geodésicas e topográficas da região.

No ano de 1967, parte do efetivo da CELNE se fixou nas atuais instalações da 3ª Divisão de Levantamento, enquanto o restante prosseguiu nas já existentes, próximas à prefeitura da cidade de Olinda, PE.

A CELNE foi convertida em 3ª Divisao de Levantamento em 1º de janeiro de 1969, através do Decreto Presidencial nº 63.489, de 29 de outubro de 1968.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página